O que são coberturas básicas?

Elas englobam: colisão, incêndio, roubo e terceiros, também chamado de RCFV e RCF-DC (danos materiais e danos pessoais).

O que é franquia?

É a participação obrigatória do Segurado, expressa em reais na apólice, dedutível em cada sinistro reclamado por ele e coberto pela apólice, exceto no caso de Indenização Integral.

Sempre que aciono o seguro eu devo pagar franquia?

Franquia é devida em caso de sinistro parcial ocorrido com o veículo segurado, caso o valor do sinistro não atinja a franquia o seguro não será acionado. No caso de danos a terceiros e perda total, a franquia não é aplicada.

Tenho que pagar franquia caso acione a cobertura de acidentes pessoais para os passageiros (APP) ou danos a terceiros (RCF-V)?

Não existe franquia para APP e para RCF-V.

O que é bônus e como funciona o critério de bonificação?

É o desconto obtido pelo Segurado na renovação do seguro, desde que não tenha havido um dos seguintes fatos:

  • ampliação de cobertura,
  • ocorrência de sinistro durante o período de vigência da apólice anterior,
  • qualquer transferência de direitos e obrigações ou qualquer interrupção no contrato de seguro.

Este indicador é avaliado a cada período de um ano de vigência de seguro, sendo único para as coberturas de casco, acessórios, carrocerias, equipamentos especiais, responsabilidade civil facultativa e acidentes pessoais passageiros.

Posso usar meu bônus de outra seguradora para fazer um novo seguro em seguradora diferente da atual?

O bônus é do segurado. Ele poderá trocar de seguradora quando desejar, sempre respeitando a vigência do seguro.

Como as Seguradoras avaliam o risco e precificam o valor do seguro de veículo?

As seguradoras avaliam:

 

  • perfil do segurado,
  • índice de sinistralidade do veículo,
  • ano e modelo,
  • custo de reposição de peças e mão de obra…entre outras coisas.
O que é sinistro?

É a ocorrência de um evento coberto e indenizável, previsto no contrato de seguro.

O que devo fazer em caso de sinistro?

Anote os dados dos envolvidos no evento e entre em contato com a seguradora, utilizando o número do cartão de identificação. Chame o guincho/socorro, se necessário. Entre em contado com o seu corretor de seguros e faça um Boletim de Ocorrência.

Obs.: o Boletim de Ocorrência pode ser dispensado, consulte a seguradora ou seu corretor.

Quando um veículo é roubado, é preciso fazer Boletim de Ocorrência?

Sim, sempre.

Como faço para abrir um aviso de sinistro?

Entre em contato com sua seguradora, utilizando o número do cartão de identificação, e informe os dados necessários. O aviso será aberto automaticamente.

Caso seja necessário enviar o veículo para a oficina, por exemplo, pergunte as vantagens de utilizar oficina referenciada pela seguradora versus a de sua escolha.

IMPORTANTE: solicite sempre a orientação do seu corretor.

Quem pode abrir aviso de sinistro de terceiro?

O aviso de sinistro de terceiro pode ser aberto pelo terceiro, pelo corretor da apólice ou pelo próprio corretor.

Em que momento o terceiro pode abrir o aviso de sinistro?

Pode ser aberto assim que o aviso de sinistro do segurado já tiver sido aberto.

Devo pagar a franquia quando meu veículo é localizado com danos após roubo/ furto?

Se o sinistro não gerar perda total, sim.

As multas, IPVA, DPVAT ou licenciamento podem ser deduzidas da indenização referente ao seguro de automóvel, em caso de perda total?

Fica a critério da seguradora, algumas não trabalham desta forma.

Quais os documentos necessários para autorização de reparos de veículo de segurado?

O segurado não precisa fornecer documentos. O tramite é entre seguradora e oficina. O segurado paga a sua franquia diretamente para a oficina.

A CNH foi roubada junto com o veículo. O segurado está dispensado do envio deste documento?

Sim, desde que conste expressamente no Boletim de Ocorrência.

Quais os benefícios de levar o veículo para ser reparado em uma oficina referenciada?

Agilidade no processo e, em algumas seguradoras, há benefícios, como o desconto na franquia ou carro extra, por exemplo.

Como faço para acionar a Assistência 24 horas?

Basta ligar para o telefone indicado no número do cartão de identificação da seguradora e fornecer as informações solicitadas.

Utilizar a Assistência 24 horas conta como sinistro?

Não, assistência 24h não conta como sinistro.

Se o veículo estiver alienado, como o segurado deve proceder em caso de sinistro de perda total?

Informar a relação de documentos solicitada e, caso a seguradora concorde, o pagamento será feito para a financeira e para o segurado.

Mudei de casa ou local de trabalho, preciso informar a seguradora?

Sim, informar qualquer alteração no perfil.

O seguro é cancelado depois que recebo a indenização por perda total?

Sim, ele termina, pois houve indenização integral.

Os meus equipamentos ou acessórios de som, imagem, comunicação ou informática instalados de forma permanente no meu carro estão cobertos pela minha apólice de seguros?

Não, são considerados acessórios, cujo seguro tem que ser contratado separadamente e dependendo de aceitação da seguradora.

No caso de venda do veículo, o seguro é válido para o novo proprietário?

Não, o seguro é do proprietário anterior e deverá ser transferido para outro veículo, caso interesse, ou cancelado.